Principais marcos do desenvolvimento infantil: Como acompanhar
Postado em: 19/10/2024
Quando o bebê vai reconhecer minha voz? Engatinhar? Sentar? Falar as primeiras palavras?
Essas são dúvidas que todo pai e mãe têm ao acompanhar o crescimento do filho. Os marcos do desenvolvimento são referências que mostram o que o bebê está apto a fazer em cada fase da vida, ajudando os pais a monitorar o progresso com segurança.
Mais importante que seguir uma “Cartilha de Desenvolvimento”, é ter um pediatra de confiança para esclarecer dúvidas e garantir que tudo está indo bem. Quer saber mais sobre o desenvolvimento do seu pequeno? Estou aqui para ajudar!
Marcos do desenvolvimento infantil
2 meses
- Emite sons diferentes ao chorar;
- Mantém a cabeça erguida quando está de bruços;
- Move os dois braços e as duas pernas;
- Observa você enquanto você se move;
- Acalma-se ao conversar ou pegá-lo no colo;
- Olha para seu rosto.
4 meses
- Faz sons quando falam com ele;
- Leva as mãos à boca;
- Se estiver com fome, abre a boca quando vê a mama ou a mamadeira;
- Mantém a cabeça firme sem apoio quando está sendo segurado;
- Traz as mãos para a boca;
- Empurra o tronco para cima apoiado nos cotovelos/antebraços quando deitado de barriga para baixo.
6 meses
- Coloca coisas na boca para explorá-las;
- Fecha os lábios para mostrar que não quer mais comida;
- Apoia-se nas mãos para se sustentar quando sentado;
- Dá risadas;
- Sopra saliva, coloca a língua para fora e sopra.
9 meses – Idade recomendada para fazer uma triagem de desenvolvimento
- Consegue sentar sozinho;
- Mostra várias expressões faciais, como feliz, triste, irritado e surpreso;
- Olha quando você o chama pelo nome;
- Levanta os braços para ser pego;
- Move as coisas de uma mão para a outra;
- Senta-se sem suporte.
1 ano
- Acena tchau;
- Chama “mamã” ou “papá” ou outro nome especial;
- Entende “não” (faz uma pausa breve ou para quando você diz isso);
- Caminha, segurando nos móveis;
- Bebe de um copo sem tampa, enquanto outra pessoa o segura;
- Pega as coisas entre o polegar e o indicador, como pequenos pedaços de comida.
15 meses
- Dá alguns passos por conta própria;
- Bate palmas quando animado;
- Mostra afeto (abraços ou beijos);
- Tenta usar as coisas da maneira correta, como um telefone, copo ou livro;
- Olha para um objeto familiar quando você o nomeia;
- Aponta para pedir algo ou para obter ajuda;
18 meses – Idade recomendada para uma triagem geral do desenvolvimento e triagem de autismo
- Consegue rabiscar;
- Aponta para mostrar algo interessante;
- Ajuda você a vesti-lo empurrando o braço através da manga ou levantando o pé;
- Caminha sem se segurar em ninguém ou em nada;
- Tenta usar uma colher;
- Brinca com brinquedos de uma maneira simples, como empurrar um carro de brinquedo.
2 anos – Também recomendada para triagem de desenvolvimento e autismo
- Diz, pelo menos, duas palavras juntas, como “mais leite”;
- Nota quando os outros estão magoados ou chateados;
- Aponta para pelo menos duas partes do corpo quando você pede a ele para mostrar;
- Usa mais gestos do que apenas acenar e apontar, como mandar um beijo ou acenar sim com a cabeça;
- Chuta uma bola;
- Corre.
30 meses – Idade recomendada para fazer triagem geral de desenvolvimento
- Diz palavras como “eu”, “você” ou “nós;
- Mostra habilidades simples de resolução de problemas, como ficar em pé em um banquinho para alcançar algo;
- Segue instruções de duas etapas como “Coloque o brinquedo no chão e feche a porta”;
- Usa as mãos para torcer coisas, como girar maçanetas ou abrir tampas;
- Tira algumas roupas sozinho, como calças soltas ou uma jaqueta aberta.
3 anos de idade
- Veste algumas roupas sozinho;
- Acalma-se dentro de 10 minutos depois de deixá-lo na creche;
- Observa outras crianças e se junta a elas para brincar;
- Diz o primeiro nome, quando perguntado;
- Fala bem o suficiente para que os outros entendam, na maioria das vezes.
4 anos
- Fala sobre, pelo menos, uma coisa que aconteceu durante o dia;
- Finge ser um personagem ao brincar (professor, super-herói, cachorro);
- Conforta os outros que estão feridos ou tristes;
- Segura lápis entre os dedos e o polegar;
- Muda o comportamento baseado em onde ele está (local de culto, biblioteca, playground);
- Nomeia algumas cores de objetos.
5 anos
- Escreve algumas letras do próprio nome;
- Conta até 10;
- Usa palavras sobre o tempo, como “ontem”,“amanhã”, “manhã” ou “noite”;
- Segue regras ou se reveza ao brincar com outras crianças;
- Canta, dança ou atua para você;
- Faz tarefas simples em casa, como combinar meias ou limpar a mesa depois de comer.
Quais são os sinais de atrasos no desenvolvimento?
Acompanhar os marcos do desenvolvimento nas consultas de puericultura é essencial para identificar possíveis atrasos. Indicativos comuns incluem dificuldade em adquirir habilidades motoras, como não engatinhar aos 12 meses ou não falar palavras simples até os 18 meses.
A falta de interação social ou desinteresse em brincar com outras crianças também pode sinalizar um desenvolvimento infantil mais lento.
Vamos acompanhar juntas o crescimento do seu filho e garantir que ele se desenvolva com saúde e alegria. Agende uma consulta e conte comigo para cuidar do seu pequeno em cada fase!
Dra. Renata Padilla
Pediatra
CRM-SP: 150.905
RQE: 97.868-1
Leia também: