(11) 91173-5055 Av. Jandira, 257 - cj. 131 - CEP 04080-917 Pediatra e Neonatologista | CRM: 150.905 | RQE: 97868-1
Logomarca

Principais marcos do desenvolvimento infantil: Como acompanhar

Postado em: 19/10/2024

Principais marcos do desenvolvimento infantil Como acompanhar

Quando o bebê vai reconhecer minha voz? Engatinhar? Sentar? Falar as primeiras palavras?

Essas são dúvidas que todo pai e mãe têm ao acompanhar o crescimento do filho. Os marcos do desenvolvimento são referências que mostram o que o bebê está apto a fazer em cada fase da vida, ajudando os pais a monitorar o progresso com segurança.

Mais importante que seguir uma “Cartilha de Desenvolvimento”, é ter um pediatra de confiança para esclarecer dúvidas e garantir que tudo está indo bem. Quer saber mais sobre o desenvolvimento do seu pequeno? Estou aqui para ajudar! 

Marcos do desenvolvimento infantil

2 meses 

  • Emite sons diferentes ao chorar;
  • Mantém a cabeça erguida quando está de bruços;
  • Move os dois braços e as duas pernas;
  • Observa você enquanto você se move;
  • Acalma-se ao conversar ou pegá-lo no colo;
  • Olha para seu rosto. 

4 meses 

  • Faz sons quando falam com ele;
  • Leva as mãos à boca;
  • Se estiver com fome, abre a boca quando vê a mama ou a mamadeira;
  • Mantém a cabeça firme sem apoio quando está sendo segurado;
  • Traz as mãos para a boca;
  • Empurra o tronco para cima apoiado nos cotovelos/antebraços quando deitado de barriga para baixo.

6 meses

  • Coloca coisas na boca para explorá-las;
  • Fecha os lábios para mostrar que não quer mais comida;
  • Apoia-se nas mãos para se sustentar quando sentado;
  • Dá risadas;
  • Sopra saliva, coloca a língua para fora e sopra.

9 meses – Idade recomendada para fazer uma triagem de desenvolvimento

  • Consegue sentar sozinho;
  • Mostra várias expressões faciais, como feliz, triste, irritado e surpreso;
  • Olha quando você o chama pelo nome;
  • Levanta os braços para ser pego;
  • Move as coisas de uma mão para a outra;
  • Senta-se sem suporte.

1 ano

  • Acena tchau;
  • Chama “mamã” ou “papá” ou outro nome especial;
  • Entende “não” (faz uma pausa breve ou para quando você diz isso);
  • Caminha, segurando nos móveis;
  • Bebe de um copo sem tampa, enquanto outra pessoa o segura;
  • Pega as coisas entre o polegar e o indicador, como pequenos pedaços de comida.

15 meses

  • Dá alguns passos por conta própria;
  • Bate palmas quando animado;
  • Mostra afeto (abraços ou beijos);
  • Tenta usar as coisas da maneira correta, como um telefone, copo ou livro;
  • Olha para um objeto familiar quando você o nomeia;
  • Aponta para pedir algo ou para obter ajuda;

18 meses – Idade recomendada para uma triagem geral do desenvolvimento e triagem de autismo

  • Consegue rabiscar;
  • Aponta para mostrar algo interessante;
  • Ajuda você a vesti-lo empurrando o braço através da manga ou levantando o pé;
  • Caminha sem se segurar em ninguém ou em nada;
  • Tenta usar uma colher;
  • Brinca com brinquedos de uma maneira simples, como empurrar um carro de brinquedo.

2 anos – Também recomendada para triagem de desenvolvimento e autismo

  • Diz, pelo menos, duas palavras juntas, como “mais leite”;
  • Nota quando os outros estão magoados ou chateados;
  • Aponta para pelo menos duas partes do corpo quando você pede a ele para mostrar;
  • Usa mais gestos do que apenas acenar e apontar, como mandar um beijo ou acenar sim com a cabeça;
  • Chuta uma bola;
  • Corre.

30 meses – Idade recomendada para fazer triagem geral de desenvolvimento 

  • Diz palavras como “eu”, “você” ou “nós;
  • Mostra habilidades simples de resolução de problemas, como ficar em pé em um banquinho para alcançar algo;
  • Segue instruções de duas etapas como “Coloque o brinquedo no chão e feche a porta”;
  • Usa as mãos para torcer coisas, como girar maçanetas ou abrir tampas;
  • Tira algumas roupas sozinho, como calças soltas ou uma jaqueta aberta.

3 anos de idade

  • Veste algumas roupas sozinho;
  • Acalma-se dentro de 10 minutos depois de deixá-lo na creche;
  • Observa outras crianças e se junta a elas para brincar;
  • Diz o primeiro nome, quando perguntado;
  • Fala bem o suficiente para que os outros entendam, na maioria das vezes.

4 anos

  • Fala sobre, pelo menos, uma coisa que aconteceu durante o dia;
  • Finge ser um personagem ao brincar (professor, super-herói, cachorro);
  • Conforta os outros que estão feridos ou tristes;
  • Segura lápis entre os dedos e o polegar;
  • Muda o comportamento baseado em onde ele está (local de culto, biblioteca, playground);
  • Nomeia algumas cores de objetos.

5 anos 

  • Escreve algumas letras do próprio nome;
  • Conta até 10;
  • Usa palavras sobre o tempo, como “ontem”,“amanhã”, “manhã” ou “noite”;
  • Segue regras ou se reveza ao brincar com outras crianças;
  • Canta, dança ou atua para você;
  • Faz tarefas simples em casa, como combinar meias ou limpar a mesa depois de comer.

Quais são os sinais de atrasos no desenvolvimento?

Acompanhar os marcos do desenvolvimento nas consultas de puericultura é essencial para identificar possíveis atrasos. Indicativos comuns incluem dificuldade em adquirir habilidades motoras, como não engatinhar aos 12 meses ou não falar palavras simples até os 18 meses.

A falta de interação social ou desinteresse em brincar com outras crianças também pode sinalizar um desenvolvimento infantil mais lento.

Vamos acompanhar juntas o crescimento do seu filho e garantir que ele se desenvolva com saúde e alegria. Agende uma consulta e conte comigo para cuidar do seu pequeno em cada fase!

Dra. Renata Padilla
Pediatra
CRM-SP: 150.905
RQE: 97.868-1

Leia também:


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.